Frigorífico em MS suspende abates após surto de diarreia entre funcionários

O frigorífico Naturafrig, localizado em Rochedo – a 80 km de Campo Grande, fechou o setor de área fria por 24h, na manhã desta quinta-feira (29), após surto de diarreia.

Conforme o gerente administrativo, Rafael Matsuzaki, funcionários procuraram a enfermaria do frigorífico para relatar o sintoma. “Como a cidade é muito pequena, se tiver virose, acaba refletindo aqui”, afirma, acrescentando que a maioria relatou ter almoçado em casa.

Entretanto, uma funcionária relatou que os trabalhadores que tiveram sintomas fizeram refeições na empresa. “Café, almoço e janta, para quem trabalha no turno da noite”, informou.

Ainda de acordo com o gerente, a nutricionista da empresa separou amostras das refeições servidas aos funcionários para enviar para análise laboratorial.

Uma funcionária, que não quis ter a identidade revelada, disse ao Jornal Midiamax que os casos começaram de sexta para sábado. “Segunda-feira eu internei com diarreia, cólica e vômito. Agora, deu esse surto”, relata.

Outra, relatou que vários trabalhadores procuraram unidades de saúde reclamando de diarreia e vômito. “Todos falaram a mesma coisa”, disse.

Apesar da direção da unidade não revelar, funcionários relatam que 90% dos quase 900 funcionários apresentaram sintomas.

Confira a nota do frigorífico: "A Unidade da Naturafrig Alimentos, em Rochedo, decidiu suspender o abate nesta quinta-feira (29). A empresa está averiguando casos de funcionários que apresentaram quadro de diarreia. Em anamnese realizada com os colaboradores, foram identificados
casos de pessoas que não fazem alimentação no frigorífico. Também estão sendo feitas análises laboratoriais da água e de alimentos. Os
resultados devem vir na próxima semana. A Naturafrig, empresa que atua no mercado de abates de bovinos, está entre as maiores do Brasil, segue rígidos protocolos sanitários, mas intensificou a dedicação dos profissionais da saúde para detectar o ocorrido".


Crédito imagem: Divulgação

Crédito matéria: Gabriel Maymone